Você cuida de alguém que tem Alzheimer e já sentiu cansaço, irritação, insônia, perda ou ganho de peso e vontade de se isolar de tudo e de todos? Ou conhece alguém que passa por isso, além de ter dificuldade em aceitar a doença, geralmente negando que o familiar possa ter Alzheimer? Esses são alguns sintomas do Estresse do Cuidador de Pessoas com Alzheimer.
É um problema que atinge a maioria dos cuidadores e precisa ser tratado de perto! Então, vamos falar um pouco sobre ele e dar algumas dicas para você se cuidar!
O que é o Estresse do Cuidador?
O Estresse do Cuidador é uma condição que afeta um imenso número de cuidadores. Estima-se que 2 de cada 3 pessoas que cuidam de um doente desenvolvam o Estresse do Cuidador em algum momento.
Ele surge quando a capacidade de resiliência do cuidador é menor que a carga de estresse, ou seja, quando os cuidados tornam-se tão desgastantes que afetam sua saúde.
Este desgaste é tanto físico como mental, e além dos sintomas que falamos acima, pode evoluir para um quadro de depressão. Por isso é tão sério! Os médicos estimam que pessoas com Alzheimer precisem de uma média diária de 16 horas de cuidados…
Assim, todos os cuidadores estão sujeitos ao problema, pois como sabemos, a rotina de cuidados pode ser cansativa e estressante.
O Estresse do Cuidador e a saúde da pessoa com Alzheimer
O Estresse do Cuidador está diretamente relacionado à saúde da pessoa com Alzheimer. Diversas pesquisas já confirmaram que idosos com cuidadores estressados tiveram piora em seus estados de saúde.
Isso pode ser resumido em uma frase simples: para cuidar bem, é preciso estar bem! Um cuidador com baixo nível de estresse, bem disposto, atento e calmo certamente cuidará melhor. Consequentemente, o doente terá uma melhor saúde!
Como se prevenir e tratar o Estresse do Cuidador?
A primeira dica para se prevenir e tratar o Estresse do Cuidador é até óbvia, mas muita gente se esquece: cuidar da própria saúde. Com a correria da rotina muitos cuidadores se descuidam, passam a se alimentar mal, não praticar exercícios, dormir pouco… Fatores que aumentam o estresse.
Outra dica importante é reconhecer os seus limites. Pedir ajuda ou contratar um profissional para auxiliar nos cuidados é importante quando você sentir dificuldades perante os desafios.
Fonte: http://alzheimer360.com/estresse-do-cuidador-alzheimer/