Terapia Ocupacional em Gerontologia
A atuação do profissional de Terapia Ocupacional junto ao idoso visa a qualidade de vida sempre considerando os processos de perdas, o que leva o idoso a apreciar e enfrentar suas limitações de maneira a se adaptar e ter um outro olhar diante do processo de envelhecimento.
Através de uma avaliação global, o profissional de Terapia Ocupacional consegue verificar e identificar problemas nos aspectos motores e/ou cognitivos que possam estar interferindo indireta ou diretamente nas atividades de rotina do idoso.
Através de atividades planejadas e analisadas o seu objetivo é promover e manter a saúde, restaurar e/ou reforçar capacidades funcional e mental do idoso, facilitar o desempenho das tarefas afetadas e proporcionar uma melhor participação diante das atividades cotidianas.
O acompanhamento do idoso com um Terapeuta Ocupacional proporciona a melhora do bem-estar físico e emocional não só do idoso, como também ao seu cuidador e de toda a sua família.

Terapia Ocupacional & Intervenção Cognitiva em Idosos
As intervenções cognitivas em pessoas idosas são voltadas para estímulos das habilidades cerebrais necessárias para se ter um bom desempenho nas Atividades de vida diárias.
Os comprometimentos que envolvem a cognição, são provenientes de fragilidades do processo de envelhecimento e doenças associadas, bem como quadros degenerativos, tendo os mais comuns os Transtornos Neurodegenerativos Maior, dentre outras causas como traumatismo, tumores cerebrais.
Quando falamos de intervenção Cognitiva temos:
- Estimulação Cognitiva
- Treino Cognitivo
- Reabilitação Cognitiva
São termos usados para diferentes intervenções e objetivos Terapêuticos, porém, todos com foco nos domínios Cognitivos que envolve nossas habilidades cerebrais.
Avaliação
Preencha o formulário abaixo para solicitar o agendamento da avaliação ou
clique no botão para falar diretamente no WhatsApp.