Caracterização:
- Esta síndrome afeta cerca de 20% das pessoas com Alzheimer e também pode atingir pessoas mais velhas que não têm demência.
- Os sintomas são confusão, ansiedade, inquietação, agitação, desorientação, irritabilidade.
- O nome de síndrome do Pôr do Sol surge porque as alterações de comportamento tendem a acontecer ao final da tarde ou início da noite.
- São momentos difíceis de gerir e afetam negativamente a qualidade de vida da pessoa e do seu cuidador.
- A ciência não sabe exatamente por que razão acontece nessa altura do dia.
- Cientistas pensam que a síndrome é provocada por alterações no cérebro que afetam o ritmo circadiano.
- O ritmo circadiano é influenciado pela variação de luz ao longo do dia e do ano, temperatura, marés, dia e noite. Trata-se de um relógio biológico que regula os horários de acontecimentos fisiológicos como a variação de temperatura corporal, pressão arterial, secreção hormonal, sono, frequência cardíaca, etc..
Estratégia para reduzir os sintomas do Pôr do Sol :
- Procure encontrar padrões nas alterações de comportamento. Tente descobrir pistas sobre situações que possam despoletar a síndrome. Escreva num caderno as atividades, rotinas e esteja especialmente atento ao que acontece antes do período do pôr do sol.
- Verifique se necessidades básicas como a hidratação, alimentação, higiene e temperatura ambiente estão asseguradas uma ou duas horas antes da hora em que geralmente os sintomas começam.
- A síndrome acontece normalmente em situações de cansaço mental e físico ao final do dia, sentimento de dor ou desconforto, higiene por fazer, necessidade de ir à casa de banho, sensação de fome ou sede, tédio, depressão, frio, calor e insônia.
- Diminua ao mínimo a existência de sombras e transmita segurança ao seu familiar doente. À medida que a luz do dia desaparece podem surgir sombras o que pode provocar medo ou ansiedade. Para aumentar a sensação de segurança, feche as cortinas para não surgirem sombras e ligue as luzes de forma a não existirem cantos escuros.
- Reduza o ruído ambiente, desligue a TV, diminua o volume da música e não tenha visitas. Evite também nessa altura do dia atividades cansativas ou que provoquem alguma perturbação como por exemplo tomar banho. Torne o ambiente especialmente calmo. Ponha por exemplo música suave com volume baixo ou utilize a aromaterapia para perfumar levemente a casa.
- Caso existam mais familiares em casa coloque as crianças numa divisão e peça às pessoas para se manterem calmas. Evite fazer tarefas que provoquem ruído como por exemplo aspirar o chão.
- Tenha consciência do seu nível de stress. Ao final do dia o cuidador pode estar frustrado, exausto e o seu familiar pode pressentir isso. A pessoa com demência é muitas vezes sensível à linguagem corporal e ao tom de voz. Para o cuidador reduzir o seu próprio stress deve fazer pequenas pausas durante o dia, receber ajuda regular e utilizar técnicas de relaxamento.
- Estabeleça rotinas na vida do seu familiar porque elas aumentam a sensação de segurança. Defina horários para acordar, comer e deitar. Agende eventuais compromissos, passeios, visitas e a hora do banho para o início do dia.
Fonte: https://www.cuidador.pt/blogue/66-sindrome-do-por-do-sol-caracterizacao-e-estrategia