Alzheimer e demência são a mesma coisa?

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e representa entre 60 a 80% de 8 tipos de demência.

A demência não é uma doença. Trata-se de um termo genérico para um conjunto de sintomas que surgem quando o cérebro fica danificado por exemplo pela doença de Alzheimer ou por pequenos acidentes vasculares cerebrais.

Os sintomas específicos que alguém com demência possui dependem das partes do cérebro que estão danificadas e das suas causas.

O que é a doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, cujos sintomas são imprevisíveis e que geralmente se desenvolvem lentamente e pioram ao longo do tempo. Ela provoca perdas de funções cognitivas relacionadas com a memória, capacidade de julgamento, tomada de decisão e comportamento.

Nos estágios iniciais, a perda de memória e os outros sintomas são geralmente leves.

Nos estágios posteriores, as pessoas apresentam sintomas como problemas de comunicação, dependência completa de outras pessoas relativamente a cuidados, perda de mobilidade, incontinência, incapacidade de alimentação com autonomia, e comportamentos incomuns como repetir questões ou pedir para ir para casa.

Os tratamentos atuais podem diminuir ou atrasar o surgimento dos sintomas e normalmente são mais eficazes nas fases iniciais da doença. Depois de os sintomas se tornarem percetíveis, o tempo de vida médio do paciente de Alzheimer é de aproximadamente 8 anos, mas, dependendo da idade da pessoa e de outras condições de saúde, os doentes podem viver de 4 a 20 anos.

O que é demência?

A demência é um termo geral para um amplo número de sintomas associados a um declínio da memória e das habilidades cognitivas. É causada por mudanças físicas no cérebro geralmente desencadeadas por doenças, acidentes vasculares cerebrais ou lesões.

A doença de Alzheimer é o principal tipo de demência e a segunda forma mais comum é a demência vascular que é causada por acidentes vasculares cerebrais ou ataques isquêmicos transitórios (AIT ou pequenos AVCs).

Outras condições também podem causar sintomas de demência. Algumas delas são reversíveis como Infeção do Trato Urinário, delírios, problemas de tiróide, deficiências vitamínicas, mas outras como a doença de Parkinson não são reversíveis.

Oito tipos de demência sem contar com o Alzheimer:

1- Demência Vascular:

é o segundo tipo de demência mais comum e é provocada pela falta de irrigação sanguínea no cérebro; estão em risco sobreviventes de acidentes vasculares cerebrais ou pessoas com doenças cardiovasculares em fase avançada; os sintomas são confusão, desorientação, incapacidade de terminar tarefas, dificuldade em manter concentração prolongada, problemas de visão e possíveis alucinações.

2- Demência de Corpos de Lewy:

é o terceiro tipo de demência mais comum e é provocada pelo depósito de proteína nos neurônios que interrompem as mensagens químicas no cérebro; os sintomas são perda de memória, desorientação, alucinações visuais e problemas de sono; a maior parte das pessoas diagnosticadas não têm história familiar com esta doença.

3- Doença de Parkinson:

pessoas com um estado avançado de doença de Parkinson normalmente desenvolvem demência; a incidência aumenta com a idade e unicamente 4% das pessoas são diagnosticadas antes de ter 50 anos; os homens têm mais probabilidades de ter esta doença que as mulheres; os sintomas são dificuldades de raciocínio e julgamento, irritabilidade, paranoia, depressão e dificuldades na fala.

4- Demência Frontotemporal:

os sintomas são perda de inibição e motivação, comportamento compulsivo e problemas na fala, incluindo o esquecimento do significado de palavras comuns; pode surgir em pessoas com menos de 45 anos; a causa é desconhecida, mas existe uma relação familiar; as zonas do cérebro afetadas são as partes frontal e laterais que controlam a linguagem e o comportamento; muitas pessoas que desenvolvem esta doença têm uma mutação nos genes GRN, MAPT ou C90RF72.

5- Doença de Creutzfeldt-Jakob:

a causa deste tipo de demência é o surgimento da proteína prião no cérebro que destrói as células cerebrais; as pessoas morrem normalmente no espaço de um ano depois do diagnóstico; os sintomas são agitação, depressão, confusão, perda de memória, espasmos e rigidez muscular; é um tipo de demência muito raro.

6- Síndrome de Wernicke-Korsakoff:

os sintomas são a perda de capacidade em processar informação, aprender novas habilidades e recordar coisas; têm um risco acrescido em pessoas mal nutridas, alcoólicas ou com infeções crônicas; a causa está relacionada com a deficiência grave de vitamina B1; tecnicamente não é uma forma de demência mas como os sintomas são semelhantes, é classificada como tal; a prevalência é baixa mas é provável que esteja subdiagnosticada.

7- Demência Mista:

é de causa desconhecida e surge quando a pessoa desenvolve mais que um tipo de demência o que pode provocar erros de diagnóstico; os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas dificuldades em andar e falar são comuns em todos eles em fases avançadas da doença; representa aproximadamente 45 % das forma de demência.

8- Outras causas de demência:

muitas doenças podem provocar demência em fases mais avançadas; entre elas estão pacientes com HIV que não tomem antivirais.

Fonte: https://www.cuidador.pt/blogue/234-alzheimer-e-demencia-sao-a-mesma-coisa

Compartilhe:

+News

Terapia Ocupacional para Idosos: Promovendo Bem-Estar e Qualidade de Vida

Terapia Ocupacional: Quando Procurar e Como Pode Beneficiar Você

Artesanato como Terapia Ocupacional para Idosos: Descobrindo a Criatividade e o Bem-Estar