Para muitos cuidadores e familiares de pessoas com Alzheimer, a hora do banho pode se mostrar um desafio. Há casos em que o doente se recusa, dizendo que já tomou banho ou simplesmente se negando a fazer a atividade.
7 Dicas Para o Banho da Pessoa com Alzheimer:
Fizemos uma lista com para ajudar você a convencer o idoso e também facilitar o momento. Veja abaixo:
1 – Estabeleça uma rotina
Ao estabelecer uma rotina, a pessoa com Alzheimer ficará acostumada a ela e estará preparada para a hora do banho. Isso vai diminuir a frequência de recusas em se banhar.
2 – Avise antes
Ao falar “nós estamos indo tomar banho”, você reforça a ideia de que há, a seguir, o compromisso de tomá-lo. Outra opção é anotar a rotina diária e mostrar a anotação falando que é hora dessa atividade.
3 – Evite o risco de quedas
Coloque fitas adesivas ou piso antiderrapante dentro do box e na saída. Também é importante instalar barras de segurança dentro do box e ao lado do vaso sanitário. Caso o idoso precise ficar sentado durante o banho, use uma cadeira segura. Essas medidas visam evitar que a pessoa com Alzheimer escorregue no banheiro.
4 – Prepare a sequência do banho
Para deixar tudo mais ágil, antes de começar, prepare os materiais na sequência em que serão usados: xampu, sabonetes, toalhas etc. Prepare também a roupa com a qual o idoso sairá do banho. Tudo isso também ajudará a evitar que você o deixe sozinho.
5 – Elogie
Quando terminar o banho, elogie a pessoa com Alzheimer. Isso irá reforçar positivamente a necessidade desse hábito, facilitando-o nas vezes seguintes.
6 – Registre
Ao final do banho, peça para a pessoa escrever em uma lousa: “acabei de tomar banho” e assinar seu nome abaixo. Este hábito servirá de estimulação cognitiva e de reforço positivo para a atividade.
7 – Espere
Caso a pessoa, mesmo com as dicas anteriores, ainda se recuse a tomar banho, espere um tempo e a convide novamente. Dê um tempo para que ela processe a informação e se acalme.