A OMS define a demência como uma síndrome, geralmente de natureza crônica, (em caso de traumatismo craniano por exemplo pode ser aguda) que se caracteriza pela perda progressiva da função cognitiva, ao afetar a memória, pensamento, orientação (espacial e temporal), compreensão, cálculo, capacidade de aprendizagem, linguagem, julgamento e o comportamento.
- Embora a demência afete principalmente pessoas mais velhas, ela não é uma consequência do envelhecimento normal.
- Atualmente, cerca de 47,5 milhões de pessoas em todo o mundo têm demência, 58% das quais vivem em países de rendimentos médios ou baixos e esta percentagem deverá aumentar para 71% em 2050.
- A doença tem um impacto econômico de 604 mil milhões de euros por ano, o que coloca em causa a sustentabilidade dos sistemas de saúde.
- Os cuidadores enfrentam situações de sobrecarga física, emocional, econômica e precisam de apoio dos sistemas de saúde, social, econômico e jurídico.
- O diagnóstico precoce melhora a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias porque permite o tratamento de sintomas comportamentais e psicológicos e fornece informações e apoio a longo prazo aos cuidadores.
- As pessoas com demência e as suas famílias são muitas vezes discriminados relativamente a liberdades e direitos básicos. Por exemplo, as restrições físicas (imobilidade) e químicas (medicamentos) são amplamente utilizadas em centros de cuidados de idosos.
- Um novo caso de demência é diagnosticado a cada 4 segundos e o número total de novos casos em todo o mundo é de cerca de 7,7 milhões por ano. Em 2030 serão 75,6 milhões e em 2050 135,5 milhões doentes.
- É necessário melhorar a consciência, conhecimento e compreensão da demência para reduzir a discriminação e melhorar a qualidade de vida dos doentes e cuidadores.
- É necessário compreender melhor as causas da demência e desenvolver novos e mais eficazes tratamentos.
- A demência é uma prioridade de saúde pública e como tal devem ser executadas ações que promovam uma sociedade amigável da doença e melhorem as atitudes e a compreensão.
By Fernando Delfim Braga e Couto de Azevedo | Fonte: https://www.cuidador.pt/blogue/63-10-factos-sobre-a-demencia-segundo-a-organizacao-mundial-de-saude-3